Frentes de Pesquisa

Dados Alternativos

Como parte da Serasa Experian, temos a missão de explorar e experimentar todos os novos formatos e oportunidades que surgem com essa crescente evolução, para manter nossa tradição de ser uma empresa que trata base de dados como um elemento fundamental de seu DNA.

Dessa forma, o DataLab tem trabalhado para desenvolver as mais diversas soluções utilizando dados alternativos, seja para melhor analisar o risco de crédito, entender melhor o perfil de consumo da população ou até mesmo proteger pessoas e empresas de potenciais tentativas de fraude.

Análise de imagens de satélite

Como um centro de referência em inovação, o DataLab tem desenvolvido diversas soluções utilizando sensoriamento remoto baseado em imagens de satélite. Estas soluções são ferramentas poderosas para uma diversidade de aplicações, tais como a estimativa de consumo em serviços de Utilities para identificação de potenciais fraudes de clientes, a predição de potencial de geração de energia solar a partir de áreas úteis de telhados, a caracterização de áreas urbanas, o mapeamento de desastres ambientais e o monitoramento de atividade e produtividade na agricultura.

Dados para o bem

Como um componente fundamental de responsabilidade social corporativa da Serasa Experian no Brasil, estamos constantemente desenvolvendo estudos para reduzir a exclusão social, tal como o uso de dados alternativos para estimativa de riscos de crédito quando dados convencionais não se encontram disponíveis. Estes esforços têm como objetivo garantir que cidadãos em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a serviços que são importantes para uma melhor educação, saúde, segurança e que tenham oportunidades iguais de prosperidade.

Nova geração de crédito

O DataLab busca trabalhar em ações inovadoras focadas no mercado e também em processos internos. Por meio da aplicação de algoritmos de inteligência artificial, estamos contribuindo para a transformação do cenário tradicional de concessão ao crédito. Utilizamos o poder dos dados alternativos no desenvolvimento de modelos digitais de score, cruzando informações clássicas de bureau com novos tipos de dados.

Identifique oportunidades
e explore o poder dos dados

Se tiver interesse em nossas frentes de pesquisa, agende uma conversa
com nosso time de negócios e identifique oportunidades de colaboração

Descubra o DataLab

O DataLab é a unidade de inovação do grupo Experian, com foco na análise do uso de novas fontes de dados, combinada com algoritmos de inteligência artificial e aplicação de técnicas tradicionais ou inovadoras. O nosso grande objetivo é resolver problemas complexos.

Além do desafio de pesquisa aplicada, o DataLab também realiza o trabalho de ida e avaliação de mercado para o serviço ou produto criado, operando como uma startup junto a consumidores e empresas.